Iris de Mel Trindade Dias

Doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho em cotutela com a Universidade de Brasília
Investigadora Associada ao Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco e Técnica Ministerial no Ministério Público de Pernambuco
irisdemelt@hotmail.com
Universidade Federal de Pernambuco e Ministério Público de Pernambuco

Doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho em cotutela com a Universidade de Brasília, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), com intercâmbio para a Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, além de Membro Colaborador do CICP, é I)nvestigadora Associada ao Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco e Técnica Ministerial no Ministério Público de Pernambuco, onde fornece apoio a projetos relacionados à área de direitos humanos.

Direitos humanos, migrações, cooperação internacional, transferência e difusão de políticas públicas, direito humano à alimentação adequada.

Segurança Alimentar e Nutricional: Avanços e Desafios da REAF e da ESAN-CPLP”, in Estrangeirização de Terras e Segurança Alimentar e Nutricional: Brasil e China em Perspectiva. Recife: FASA: 359-384.

Dias, Iris de Mel. 2018. Agroecologia e a Agenda 2030. Jornalismo e Cidadania, 20: 20-21.

Dias, Iris de Mel. 2016. “From 2013 protests to political polarization: challenges to democracy and citizenship consolidation in Brazil”, in European Group for Public Administration 2016 EGPA Annual Conference. Utrecht, European Group for Public Administration 2016 EGPA Annual Conference.

Dias, Iris de Mel, Isabel E. Carvalhais. 2015. O nexo migração-desenvolvimento nas relações entre diásporas e estados: o caso das associações brasileiras e cabo-verdianas em Portugal. Brazilian Journal of International Relations, 4.

Dias, Iris de Mel. 2014. The Migration-Development Nexus From a Post-National Citizenship Perspective: How are Associations of Brazilian and Cape Verdean Diasporas in Portugal Engaged in this Scenario?. International Political Science Association.

Dias, Iris de Mel. 2014. Os Protestos Junho de 2013 e as Lacunas da Democracia e da Cidadania no Brasil. Perspectivas – Portuguese Journal of Political Science and International Relations, 12: 73-95.

Dias, Iris de Mel. 2011. Estigma e Ressocialização - Uma Análise sobre Direitos Humanos e a Reintegração de Adolescentes em Conflito com a Lei. Revista Videre (on line): 87-109.

Links Úteis

Contactos

Centro de Investigação em Ciência Política
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho

Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Gabinete -1.13
+351 253 601 947

Facebook CICP Linkedin CICP email cicp

  • Twitter
  • copyright CICP @ 2019