Maria de Deus Manso

Doutorada em História (Universidade de Évora)

Departamento de História da Universidade de Évora

Professora Auxiliar com Agregação
mariadeusmanso@gmail.com
+ 351 266706581
Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais, Departamento de História, Gabinete 107

Maria de Deus Manso é Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de História da Universidade de Évora e colabora regularmente com universidades brasileiras, tendo sido Professora Visitante da CAPES em 2015 na Universidade Federal de Minas Gerais, Macau e Japão.
Participa regularmente em outros centros de investigação em Portugal: CHFLUL e CEI/ISCAP, no Brasil integra vários grupos de investigação certificados pelo CNPq, por exemplo, Escravidão, Mestiçagem, Trânsito de Culturas e Globalização - Século XV a XIX, Jesuítas na América e História do Mundo Ibérico e do MAPEAL (Associação de Macau para a Promoção do Intercâmbio entre a Ásia-Pacífico e a América Latina).

Maria de Deus Manso é Professora das Unidades Curriculares de História e Expansão e Colonização Portuguesa, História da Cultura Portuguesa, Teorias e Problemas da História da Expansão Portuguesa e Culturas Políticas e Sociedades Coloniais.

Os seus temas de investigação focam-se na construção da globalização que começou no século XV, com um escopo que inclui história religiosa, história das mulheres/género, escravidão e mestiços.
Mais recentemente, os seus interesses de estudo e debate centraram-se na CPLP e nos aspectos internacionais da cultura e dos povos lusófonos.

de Deus Manso, M. (2016). História da Companhia de Jesus em Portugal. Portugal: Edições Parsifal.
de Deus Manso, M. (2016). Um “universo” embaraçoso de relações: Homens livres, nobreza negra, escravas, mulatinhos, crioulos e cabrinhas: Salvador no século XIX. In I. Pereira, I. E. F. Paiva, & M. Amantino (Eds.), Religiões e religiosidades, escravidão e mestiçagens (pp. 61–77). São Paulo, Brazil: Editora Intermeios.
de Deus Beites Manso, M. (2015). Filhas Esquecidas do Império Português: Memória de Mulheres na América. Naveg@Mérica, (15), 1–21.
de Deus Manso, M. (2015). Combate Contra a Heresia: O Sínodo de Diamper. In J. da S. H. e P. D. V. (org.) Francisco Contente Domingues (Ed.), D Aquém, d Além e d Ultramar. Homenagem a António Dias Farinha , 1447 - 1458 (Vol. II). Lisbon: Centro de História da Universidade de Lisboa.
de Deus Beites Manso, M., & de Sousa, L. (2015). Anton Chino: A diáspora de um escravo de Cochim pelo mundo luso-espanhol dos séculos XVI e XVII. BOLETíN Del Instituto De Estudios Latinoamericanos De La Universidad De Estudios Extranjeros De Kyoto, (14), 121–132.

Links Úteis

Contactos

Centro de Investigação em Ciência Política
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho

Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Gabinete -1.13
+351 253 601 947

Facebook CICP Linkedin CICP email cicp

  • Twitter
  • copyright CICP @ 2019