Patrícia Moura e Sá

Doutorada em Negócios (Sheffield Hallam University)

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar com Agregação
pmourasa@fe.uc.pt
+351 239790580
Universidade de Coimbra, Faculdade de Economia, Avenida Dias da Silva, 165

Patrícia Moura e Sá é Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona Unidades Curriculares relacionadas com Métodos de Gestão da Qualidade e Investigação.

Os principais interesses de investigação de Patrícia Moura e Sá são Qualidade e Inovação em Serviços de Interesse Público, atuando na intersecção da gestão, economia e políticas públicas. Patrícia está particularmente interessada em analisar questões de avaliação de qualidade dentro do contexto de serviços regulados. Os modelos de avaliação de qualidade tendem a valorizar as visões das partes interessadas como o ponto focal para medir a excelência organizacional e, em certa medida, para avaliar a eficiência e a eficácia das políticas públicas. No entanto, as assimetrias de informação e as relações desequilibradas de poder podem comprometer a capacidade dos principais interessados ​​(alguns utilizadores de serviços e cidadãos em geral) influenciarem o design de políticas e prestação de serviços, assim como avaliar e dar feedback sobre o nível de serviço que recebem. Durante a última década, Patrícia estudou estas questões examinando a maneira como os princípios de gestão da qualidade podem ser traduzidos e aplicados em contextos em que uma multiplicidade de metas - eficiência e eficácia, mas também equidade e acesso universal - precisam ser consideradas. O papel dos modelos de qualidade no aumento da prestação de contas também a levou a integrar alguns projetos, com foco particular nos municípios e escolas públicas.

Ao mesmo tempo, Patrícia está interessada em investigar como a gestão da qualidade apoia/dificulta a inovação, especialmente no caso dos serviços públicos. A esse respeito, as abordagens de design de serviços e as ferramentas de planeamento de qualidade há muito têm atraindo a sua atenção.

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Lourenço, R., Moura, P., & e Susana Jorge, S. (2017). Transparency and accountability in municipalities: an analysis of 40 years evolution in Portugal. In B. Cuadrado-Ballesteros & I. M. García-Sánchez (Eds.), Local Governments in the Digital Era: Looking for Accountability (pp. 219–241). Nova Science Publishers.
Sá, P. M., & Martins, R. (2016). Data quality requirements for water bills. TQM Journal, 28(6), 933–953.
Lourenço, R., e Sá, P. M., & Jorge, S. (2016). Transparency and accountability in municipalities: an analysis of 40 year evolution in Portugal. In B. Cuadrado-Ballesteros & I. M. García-Sánchez (Eds.), Local Government in the Digital Era: Looking for Accountability (pp. 219–241). New York, USA: Nova Science Publishers.
Sá, P. M. (2016). A Gestão das Organizações Sem Fins Lucrativos. In F. Almeida (Ed.), Introdução à Gestão das Organizações (pp. 677–694). Lisbon, Portugal: Escolar Editora.
Sá, P. M. (2016). Teorias Organizacionais. In F. Almeida (Ed.), Introdução à Gestão das Organizações (pp. 49–122). Lisbon, Portugal: Escolar Editora.
Sá, P. M., & Albuquerque, A. (2015). Translating the EFQM model into the courts. International Journal of Quality and Service Sciences, 7(2-3), 230–244.
e Sá, P. M., & de Sá, A. C. P. (2015). Tensions Raised by TQM Demands Upon Work Design in Technologically Controlled Environments: The Case of a Call Centre. In M. Peris-Ortiz, J. Álvarez-García, & C. Rueda-Armengot (Eds.), Achieving Competitive Advantage through Quality Management (pp. 253–264). Springer.
Biscaia, Ana; Maria J. P. Rosa; Claúdia Sarrico e Patrícia Moura e Sá. International Journal of Quality & Reliability Management 

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