Paulo Vitorino Fontes

Doutoramento em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora)

Membro colaborador do CICP-UÉvora.

Doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
pfontes@uevora.pt
CICP - Universidade de Évora

Paulo Vitorino Fontes é doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais pela Universidade de Évora em 2016. Licenciado em sociologia pela Universidade dos Açores em 2000, concluiu o mestrado em sociologia pela mesma Universidade em 2012.

O seu percurso profissional iniciou-se com projetos de intervenção social, no âmbito de programas europeus, num contexto de afirmação inicial da sociologia nos Açores e de luta contra a pobreza. Autor e participante de vários projetos, primeiro com jovens filhos de pescadores de Rabo de Peixe, com pescadores dos Açores e, posteriormente na intervenção com grupos de extrema exclusão da ilha de São Miguel. Exerceu funções de coordenação na Novo Dia – Associação para a Inclusão Social (IPSS) desde 2001 a 2018.

É Diretor Regional da Solidariedade Social do XII Governo Regional dos Açores, nomeado por Despacho n.º 1667/2018 de 24 de setembro de 2018.

É investigador colaborador do CICP - Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora desde 2013.

Ciência Política e a Filosofia Política, com especial enfoque na Teoria Crítica Alemã, na Teoria do Reconhecimento e na sua articulação com outros paradigmas críticos.

Fontes, P. 2019. Repensando os fundamentos da teoria crítica de Frankfurt e os seus dilemas teóricos, epistemológicos e políticos. Síntese: Revista de Filosofia, 46(144).

Fontes, P. 2018. A luta pelo reconhecimento e o paradigma da dádiva. Uma proposta de articulação teórica. Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), 33(97).

Fontes, P. 2018. Enquadramento jurídico-político da violência de género em Portugal: da inscrição da violência à voz da vítima. Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Socais, 5.

Fontes, P. 2017. Juventude, participação política e movimentos sociais: reflexões críticas. Teoria & Sociedade, 25(2).

Fontes, P. 2017. “A cultura política dos/as jovens: sobre os movimentos alternativos na atual conjuntura” in Gilberta Rocha, Rolando Gonçalves e Pilar Damião de Medeiros (orgs.). Juventude(s): pensar e agir. Ponta Delgada: Edições Húmus.

Fontes, P. 2016. “Cidadania global e os novos movimentos juvenis: lutas por redistribuição e reconhecimento” in Gilberta Rocha, Rolando Gonçalves e Pilar Damião de Medeiros (orgs.). Juventude(s): pensar e agir. Ponta Delgada: Edições Húmus.

Fontes, P. 2014. "Uma reflexão sobre o contributo de Axel Honneth para a transformação da teoria crítica" in Marta Nunes da Costa (org.). Teoria Crítica Revisitada – Critical Theory Revisited. Braga, Universidade do Minho: Edições Húmus.

Fontes, P. 2012. "Sem-abrigo: condições intersubjetivas de reconhecimento" in Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades falantes do Português nos EUA e Canadá. Atas do Simpósio Internacional. Promovido pela Presidência do Governo dos Açores, em parceria com a MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers e a Lesley University. Cambridge. MA. EUA.

Fontes, P. 2012. "Entre a identidade e a justiça - contributos da teoria do reconhecimento" in Actas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: APS- Associação Portuguesa de Sociologia.

Links Úteis

Contactos

Centro de Investigação em Ciência Política
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho

Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Gabinete -1.13
+351 253 601 947

Facebook CICP Linkedin CICP email cicp

  • Twitter
  • copyright CICP @ 2019